Adole-ser: os porquês das alterações comportamentais

Adole-ser: os porquês das alterações comportamentais

1 de março de 2018 Pais 1

Durante o começo da adolescência, lá pelos 10 anos de idade, começam a acontecer muitas mudanças no corpo e também no comportamento (a forma com que agimos, sentimos, pensamos e percebemos o mundo).

Em parte isso tem a ver com as grandes transformações do corpo, relacionadas à puberdade. Mas a adolescência é também uma fase que envolve muita aprendizagem, não só a escolar, mas também sobre como nos relacionamos com outras pessoas, sobre quem somos e sobre como o mundo funciona.

A equipe Adole-sendo identifica que muitas destas questões estão ligadas a vulnerabilidades podem ser explicadas de forma científica.

Como, muitas vezes, é difícil falar sobre muitos destes temas sugerimos QUADRINHOS quer podem servir como FERRAMENTAS para “puxar” conversas e debates, tão importantes para o dia a dia das famílias!! 

Com a ajuda dos gibis, pretendemos colaborar para que pais, familiares, educadores, pesquisadores e, principalmente, os próprios adolescentes possam compreender melhor e com mais propriedade os principais temas da adolescência, assim como entender, de forma clara e objetiva, as principais descobertas e estudos científicos da área.

Para ler todas as histórias em quadrinhos clique aqui.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-CAPA.jpg-Fotos.jpg

Soltando o verbo com Jovenilda“, gibi feito em parceria entre o professor Marcos Moreira, que idealizou a personagem, e a equipe Adole-sendo da UNIFESP.

Assista aqui ao vídeo de lançamento das histórias em quadrinhos, na escola onde surgiu a “turma da Jovenilda”, produzido por uma aluna do ensino médio.

O CÉREBRO ADOLESCENTE

Adolescentes são considerados bagunçadosimprudentes, às vezes ficam agressivos, são sonolentos, apresentam muita variação de humor e podem ter muita dificuldade de começar e persistir em tarefas que acham chatas ou difíceis.

Isso acontece por TRÊS MOTIVOS PRINCIPAIS que discutimos em detalhes nesse site:

1. o cérebro do adolescente ainda não está pronto. Afinal, o cérebro é responsável por nossos comportamentos. Em especial, a parte do cérebro que fica atrás da testa (lobo frontal), demora muito para amadurecer e é esta estrutura que permite o controle do nosso próprio comportamento.

2. o cérebro do adolescente não sabe bem ainda como lidar com um monte de substâncias, chamadas hormônios, que o corpo começa a produzir em maior quantidade nessa idade e que são levadas para o cérebro pelo sangue. O cérebro vai aprender a fazer isso ao amadurecer, mas esse processo é demorado…

3. adolescentes têm (muita) pouca experiência de vida, portanto não sabem muito bem ainda o que dá (e está) certo ou errado.

Adaptar-se a tudo isso é um processo bem lento.

Algumas habilidades mentais ficam prontas antes; outras, só no final da adolescência.

Isso explica porque adolescentes podem aprender matérias complicadas na escola e, ao mesmo tempo, não conseguir fazer coisas simples, como arrumar o quarto. Organizar é uma habilidade que só amadurece tarde….

O que os pais devem saber, então?

Devem saber que os comportamentos de adolescentes que parecem inadequados não o são só por má vontade dos jovens.

Para que eles se comportem como os adultos querem, precisam fazer muito, MUITO esforço.

E precisam também treinar habilidades para maximizar o funcionamento cerebral em desenvolvimento.

Assim, adultos têm que ter muita, MUITA paciência e repetir, repetir, repetir instruções e sugestões.

Basicamente, têm que agir como um “cérebro suplementar” ao dos adolescentes até o que deles fique maduro e experiente.

Se quiser se aprofundar no assunto, sugerimos que leia o livro “O Cérebro Adolescente, Guia de Sobrevivência para Criar Adolescentes e Jovens Adultos”, de Frances E. Jensen e Amy E. Nutt. Editora: Intrínseca, 2016.

 

Um comentário

  1. […] Se seus pais estão impacientes com você, sugira esse link para eles entenderem melhor. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.