Dificuldades na escola

Dificuldades na escola

11 de abril de 2022 Pais 0

Os adolescentes têm notória dificuldade em se organizar e planejar.

Quanto a focar, então…

A maioria dos adultos não consegue entender por quê, já que adolescentes podem aprender conteúdos complexos na escola e ainda assim não conseguirem realizar outras tarefas aparentemente simples, como:

  • deixar os pertences em lugares onde possam ser encontrados facilmente;
  • arrumar seus quartos;
  • deixar seu material escolar pronto para o dia seguinte…

Isso pode levar à crença, por parte dos adultos, de que os adolescentes estão de má vontade e/ou até querendo irritar seus responsáveis.

Acontece que a bagunça do quarto é… parecida com a bagunça cerebral que estão passando…

Este padrão é mais fácil de entender se for considerado que diferentes habilidades cognitivas são regidas por diferentes sistemas cerebrais, alguns dos quais amadurecem mais cedo que outros.

As estruturas pré-frontais do cérebro, responsáveis pela organização/planejamento e capacidade de focar, são ainda muito imaturas nessa idade, em especial quando há outras atividades mais prazerosas no outro lada da balança.

Diferentemente, as habilidades de aprender conteúdo escolar apropriado para cada idades funcionam perfeitamente bem, pois outras regiões cerebrais, já mais maduras para isso, estão envolvidas.

Os sistemas que envolvem estruturas frontais do cérebro são responsáveis por comportamentos como iniciar e perseverar quando somos confrontados com tarefas difíceis ou entediantes (veja mais sobre tipos de impulsividade), controlar atenção, frustrações, emoções e impulsos, que também afetam desempenho na escola.

Considere, por exemplo, as consequências negativas de mau gerenciamento de tempo, como deixar para estudar na véspera da prova, não conseguir se organizar para dormir o suficiente durante a semana, ou enfrentamento com adultos e colegas de forma considerada socialmente inadequada…

Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.