Falta de respeito com os outros?

Falta de respeito com os outros?

21 de agosto de 2022 Pais 0

É comum observar que adolescentes têm comportamentos que parecem desconsiderar os outros.

Em parte, isso pode ser explicado por dois fatores maturacionais. O primeiro é que adolescentes não desenvolveram ainda a capacidade de ver o mundo sob a perspectiva de outras pessoas. Isso faz com que pareçam ser egoístas, mas essa é uma visão, a nosso ver, um tanto equivocada.

Eles não tomam decisões após desprezar os sentimentos e as necessidades alheias. Na verdade, eles ainda não conseguem perceber os outros muito bem nessa idade. Ou seja, não está ainda madura a capacidade de perceber as emoções dos outros, tampouco a de se colocar no lugar de outras pessoas (isso se chama “cognição social”).

Meninos costuma ter mais dificuldade que meninas.

O segundo fator é que adolescentes têm dificuldade de identificar as emoções nas expressões faciais de outras pessoas. Tudo isso melhora mais para o fim da adolescência. Portanto, pais têm que aguardar alguns anos…

É também importante que adultos exprimam suas emoções de forma verbal e clara.

Não é efetivo demonstrar desprazer somente com caretas ou no tom da voz, pois é possível que os adolescentes não interpretem esses sinais adequadamente…

Isso é tanto mais verdadeiro quando essas expressões faciais são negativas.

Adolescentes têm mais dificuldade de identificar justamente essas…

Assim, para uma melhor comunicação entre gerações, é importante que adultos apontem para jovens:

1) as perspectivas de outras pessoas; e

2) a forma que seus comportamentos podem afetar aqueles que os cercam.

Eles aprenderão mais rápido se esse exercício for feito repetidamente, com paciência, respeitando as habilidade que adolescentes têm nesse sentido.

Comportamentos pró-sociais e empatia atingem um pico em torno dos 16 ou 17 anos, um pouco mais cedo nas garotas. Isso facilita as relações interpessoais a partir de então.

Nesse interim, veja se, de repente, estas dicas podem ser úteis:

  • Lembre-se que os comportamentos que os pais têm servem de modelo para os adolescentes. Se você perdeu a cabeça e exagerou, normal! Basta pedir desculpas.
  • Escolha as brigas mais importantes e ignore pequenas transgressões e atitudes negativas. Eles ainda têm pouco controle sobre suas próprias emoções e sem querer perdem muito mais a cabeça que adultos.
  • Lembre os adolescentes de que você também está aprendendo a ser mãe ou pai deles. Pergunte o que eles fariam na sua posição nas situações que causam conflito.
  • Use o humor, que pode ajudar a quebrar climas muito tensos. Mas cuidado com coisas que podem ser consideradas humilhantes para eles…
  • Enfim, tenha paciência e continue … educando…

E continue lendo. Discutimos neste Portal várias coisas que explicam grande parte dos comportamentos dos adolescentes que podem ser muito desafiadores para os pais. Entender as diferenças entre adolescentes e adultos pode ajudar a entender as coisas sob a ótica dos jovens.

Leia mais sobre:

Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo

Teste sobre a habilidade de identificar expressões faciais

Referências bibliográficas

Cardoso TSG, Mello CB, organizadores. Cognição social e regulação emocional na infância e adolescência. São Paulo: UNIFESP/Pontes Editores; 2022. 119 p. ISBN: 978-65-87312-31-6.
Kilford, E. J., Garrett, E., & Blakemore, S. J. (2016). The development of social cognition in adolescence: An integrated perspective. Neuroscience & Biobehavioral Reviews70, 106-120. Doi: 10.1016/j.neubiorev.2016.08.016

Motta‐Mena, N. V., & Scherf, K. S. (2017). Pubertal development shapes perception of complex facial expressions. Developmental science20(4), e12451. DOI: 10.1111/desc.12451

Steinberg, L. (2005). Cognitive and affective development in adolescence. Trends in cognitive sciences9(2), 69-74. Doi: 1 0.1016/j.tics.2004.12.005

van der Graaff, J., Carlo, G., Crocetti, E., Koot, H. M., & Branje, S. (2018). Prosocial behavior in adolescence: gender differences in development and links with empathy. Journal of youth and adolescence47(5), 1086-1099. Doi: 10.1007/s10964-017-0786-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.