O cérebro adolescente

O cérebro adolescente

7 de abril de 2022 Pais 0

Durante a adolescência (entre 10 e 20 anos de idade) acontecem muitas mudanças no corpo. Algumas dessas mudanças são bastante visíveis, como o aumento  da altura, o crescimento de pelos pelo corpo, isso para não falar das espinhas!

Mas essas mudanças na aparência não são as únicas que ocorrem durante a adolescência. Há também mudanças “internas”, no funcionamento do corpo, incluindo o funcionamento do cérebro.

Se o cérebro muda, então também mudam  os comportamentos, ou seja, como os adolescentes agem, como se sentem, como pensam e percebem as coisas. Tudo isso precisa mudar para que adolescentes se comportem como adultos, mas só quando se tornarem adulto.

Até lá os adolescentes precisam se comportar de forma a maximizar sua exposição a informações e novas experiências. Precisam aprender sobre si, sobre como se relacionar com diversos outros tipos de pessoa, sobre tomar boas decisões, sobre conteúdo necessário para prestar vestibular, conseguir um emprego e muito, muito mais…

O cérebro adolescente está plenamente adaptado para isso; não está adaptado para gerar comportamentos esperados de adultos. Eles vão chegar lá, mas leva tempo.

Se estiver sem tempo para ler os textos abaixo, que detalham mais sobre esse assunto, veja nosso vídeo a respeito deste tema.

Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.