Relações com os pais

Relações com os pais

7 de abril de 2022 Pais 0

A Organização Mundial de Saúde considera a adolescência a fase que compreende as idades entre 10 e 20 anos.

Apesar da tendência de jovens de se afastarem dos pais e buscarem maior relação com pessoas de sua idade, os pais têm enorme influência no desenvolvimento de adolescentes.

Esse afastamento é importante e não quer dizer que os adolescentes não gostem dos seus pais.

Isto serve para se tornem independentes e aprendam a encontrar pessoas com quem conviverão no futuro.

Durante esse processo, contudo, é essencial que saibam que têm apoio da família. Sem isso, seu desenvolvimento é negativamente afetado.

É normal que adolescentes tenham ataques de irritabilidade e mal humor, sintam angústia, tristeza e ansiedade e que sejam impulsivos (percam o controle, como comer demais ou brigar com as pessoas).

Isso tudo é causado por imaturidade cerebral, flutuações hormonais e falta de experiência de vida. Se estiver preocupado com eles, tente conversar sobre suas preocupações.

É capaz que eles resistam. Pais têm que ter paciência e monitorar.

Adolescentes vão fazer besteira e seu papel como mãe ou pai é ajudar quando se encrencarem. Mas pais não são especialistas em todos os tipos de problemas. Muitas vezes precisam de apoio de especialistas, se for possível.

A escola também pode ajudar! Ou outros pais. É importante trocar experiências com os outras pessoas que estão passando ou já passaram por coisas parecidas. Afinal, é difícil saber o que é “normal” na adolescência. Isso varia muito de família para família, de um filho para outro e entre gerações e idades…

Aqui, no Portal Adole-sendo, existem vários textos que discutem essas questões, incluindo muitos fatores que aumentam sintomas de ansiedade, depressão, irritabilidade, sonolência, dificuldades na escola e nas relações pessoais na adolescência.

Note que meninas tendem a ter maior propensão a ter sintomas de depressão por características fisiológicas inerentes ao sexo feminino. Meninos, por outro lado, podem apresentar mais problemas com agressividade, que também tem relação com sua fase de desenvolvimento.

Estas são provavelmente as questões mais graves vividas na adolescência e precisam de uma atenção especial dos pais. Discutimos tudo isso, explicamos por que isso acontece e damos algumas sugestões, embasadas na literatura científica, para evitar algumas dificuldades enfrentadas por pais de adolescentes.

Na aba deste Portal especial para adolescentes há também informações para eles. Se achar adequado, sugira que consultem esse material.

Leia mais sobre:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.