Puberdade pode interferir na aprendizagem

Puberdade pode interferir na aprendizagem

22 de agosto de 2022 Pais 0

O estágio da puberdade pode impactar a habilidade de aprender.

Adolescentes que maturam antes tendem a ter mais facilidade em acompanhar as atividades da escola, assim como os alunos que são meses mais velhos que os colegas da mesma classe.

Há muita evidência científica sobre esse efeito de idade, ou seja, do benefício de ser alguns meses mais velhos que os colegas…

Quando são combinados uma idade menor com um desenvolvimento puberal mais tardio, os adolescentes podem ter mais dificuldades por um tempo, até que alcancem seus colegas em termos puberais e de amadurecimento cerebral.

Portanto, é bastante importante dar um reforço a eles e explicar porque isso está acontecendo durante esse período de transição. Se eles(as) entenderem e tiverem apoio escolar, tenderão a sofrer menos mais tarde.

Em contraste, jovens que maturam sexualmente muito cedo e antes do que as colegas, particularmente meninas, podem apresentar outro tipo de risco: o de sair com amigos mais velhos, que podem estar fazendo atividades que não são condizentes com a maturidade de pessoas mais jovens…

É, assim, bastante importante identificar o estágio da puberdade.

Leia mais sobre:

Referências bibliográficas

Fernandes, E. C. (2015). Saúde do adolescente e do jovem: crescimento e desenvolvimento físico, desenvolvimento psicossocial, imunizações e violência. Recife : Ed. Universitária da UFPE, 58 p. ISBN: 978-85-415-0858-2. Disponível em https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9260

Peña, P. A. (2017). Creating winners and losers: Date of birth, relative age in school, and outcomes in childhood and adulthood. Economics of Education Review56, 152-176. Doi: 10.1016/j.econedurev.2016.12.001

Torvik, F. A., Flatø, M., McAdams, T. A., Colman, I., Silventoinen, K., & Stoltenberg, C. (2021). Early Puberty Is Associated With Higher Academic Achievement in Boys and Girls and Partially Explains Academic Sex Differences. Journal of Adolescent Health69(3), 503-510.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.