Quando ocorre a puberdade?
Não existe uma idade certa ou exata para o começo, o fim e a duração da puberdade, embora ela tenda a ocorrer principalmente durante a primeira metade da adolescência.
É preciso ficar muito atento a isso, já que é normal haver muitas variações entre adolescentes, especialmente no ensino fundamental II e começo do ensino médio.
Os primeiros sinais mais visíveis de puberdade em meninas são crescimento das mamas (seios) e estirão de crescimento. Outros sinais como aumento de pelos no púbis e o início da menstruação são mais difíceis de serem observados.
Em meninos, sinais puberais mais evidentes são aumento de crescimento de pelos no corpo, mudanças de voz e estirão de crescimento.
Em ambos os sexos essas características são, em geral, precedidas por mudanças de odor. Como isso é novidade para eles, paciência é requerida até que automatizem o uso de desodorante….
Eles demoram para aprender a usar desodorante!
Assim, em uma turma com estudantes de 12 a 13 anos, é provável que alguns garotos já tenham traços de bigodes e flutuações de voz, enquanto outros não.
Nessa idade, é comum as meninas estarem bem mais desenvolvidas fisicamente, já que a puberdade começa antes para elas.
Elas já terão crescido bastante em altura, muitas já terão os seios (mamas) bem desenvolvidos e a maioria terá começado a menstruar.
Quando todas essas mudanças chegam a um certo nível de desenvolvimento, a pessoa torna-se sexualmente madura, ou capaz de reprodução.
Isso em geral é atingido nas meninas até cerca de 15 anos e, nos meninos, aos 16 anos.
Mas isso ocorre antes do fim da adolescência, que dura vários anos a mais: pelo menos até os 20 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (ou 25 anos, se a base é a maturação cerebral).
Leia mais sobre:
- O que é puberdade
- Quanto tempo dura a puberdade
- O que a puberdade tem a ver com o professor
- Sobre ser garota
- Sobre ser garoto
Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo
- Vídeo sobre puberdade da Equipe Adole-sendo
- Livro do Ministério da Saúde sobre cuidados com a saúde dos adolescentes.
- Caderneta do adolescente para meninas
- Caderneta do adolescente para meninos
Referências bibliográficas
Fernandes, E. C. (2015). Saúde do adolescente e do jovem: crescimento e desenvolvimento físico, desenvolvimento psicossocial, imunizações e violência. Recife : Ed. Universitária da UFPE, 58 p. ISBN: 978-85-415-0858-2. Disponível em https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9260
Schoen, TH, Silva, FC, Vitalle, MSS (2019) Medicina do Adolescente – Fundamentos e prática. editora Atheneu. ISBN: 8538809202