O papel das regiões frontais do cérebro

O papel das regiões frontais do cérebro

23 de agosto de 2022 Professores 0

Regiões pré-frontais do cérebro, que ficam atrás da testa, são aquelas principalmente envolvidas na capacidade de regular emoções, pensamentos, vontades, permitir a tomada de boas decisões, prestar atenção, planejar e se comportar socialmente de forma adequada.

Essas regiões, contudo, são as últimas a se desenvolverem e só estão plenamente maduras no meio da terceira década de vida.

A autorregulação do comportamento envolve habilidades associadas a desempenho escolar como raciocínio lógico, flexibilidade cognitiva, planejamento, organização e manutenção de atenção.

Em conjunto, essas habilidades são chamadas pelos cientistas de funções executivas.

Contudo, a autorregulação do comportamento também envolve comportamentos sociais adequados, a capacidade de controlar emoções, desejos e/ou crenças, tomadas de decisão, a busca de sensações novas e a preferência por recompensas imediatas.

Todas essas habilidades, acadêmicas, sociais e emocionais, estão em maturação nessa fase da vida.

Ou seja, é bem difícil ser adolescente…

Isso tem implicações importantes para as expectativas dos adultos em relação aos adolescentes.

Eles conseguem fazer tudo isso, ou seja, se controlar, mas ao custo DE MUITO MAIS ESFORÇO do que adultos porque:

  1. as partes do cérebro responsáveis por esses comportamentos ainda estão em formação;
  2. eles têm pouca experiência de vida.

Com o passar do tempo e ganho de experiências, todas essas habilidades melhoram. Parte delas têm a ver com a maturação sexual, ou puberal, como descrito em outros posts.

Em alguns jovens, a maturação puberal e da autorregulação do comportamento acontece mais rapidamente que outros.

Há também enorme variedade entre adolescentes quanto ao desenvolvimento de muitas outras habilidades, o que tem a ver com as diferenças normais de desenvolvimento puberal entre pessoas.

Os que estão “mais atrasados” que os colegas não devem ser punidos! Isso só reduz sua motivação e os deixa mais para trás ainda em termos escolares.

Se for dada maior atenção a eles nessa fase, até que seu cérebro mature, terão melhores chances de ter um desenvolvimento melhor.

Leia mais sobre:

Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo

Referências bibliográficas

Dahl, R. E., Allen, N. B., Wilbrecht, L., & Suleiman, A. B. (2018). Importance of investing in adolescence from a developmental science perspective. Nature554(7693), 441-450.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.