O que é puberdade

O que é puberdade

19 de abril de 2022 Professores 0

A puberdade é um processo que ocorre principalmente na primeira metade da adolescência e envolve uma série de mudanças na aparência física e no funcionamento do corpo de pessoas e também de muitas outras espécies de animais.

A puberdade leva à maturidade sexual, ou seja, à capacidade de reprodução.

Porém, a puberdade muda também como o cérebro é e como ele funciona, assim como os comportamentos, que decorrem do funcionamento cerebral.

Comportamentos incluem não só como as pessoas agem, mas também como pensam, sentem e percebem as coisas.

Se estiver com tempo apertado demais para ler mais a respeito, veja nosso vídeo sobre puberdade.

Há uma versão para adultos/educadores  e outra para adolescentes.

Hormônios

Muitas mudanças que acontecem nessa fase são desencadeadas por hormônios,  moléculas que funcionam como sinais químicos. Os hormônios são produzidos por vários órgãos e  liberados no sangue, a partir do qual atingem outros órgãos,  permitindo a comunicação entre diferentes partes do corpo.

Os hormônios funcionam como chaves que se ligam a estruturas parecidas com fechaduras, onde os hormônios se encaixam, gerando mudanças.

Hormônios são produzidos durante toda a nossa vida, mas na puberdade há um grande aumento na produção de hormônios sexuais, que afetam o aspecto e o funcionamento do corpo, incluindo mudanças no cérebro que alteram comportamentos, isso é, a forma com que as pessoas percebem as coisas, pensam, se sentem e agem.

Dois conjuntos de hormônios diferentes são muito importantes nessa fase. Esses hormônios sexuais são produzidos:

  1. Pelas glândulas adrenais, localizadas logo acima dos rins. Esses hormônios são responsáveis pelo crescimento de pelos no corpo, pelo aumento do odor corporal e por mudanças da pele (como espinhas).
  2. Pelas gônadas, ou seja, ovários e testículos. Nos garotos, um hormônio leva ao engrossamento da voz e ao aparecimento de pelos no rosto: é a testosterona. Nas garotas, hormônios como os estrógenos e a progesterona levam ao crescimento dos seios (mamas) e ao início da menstruação.

Um crescimento geral de todo o corpo acompanha o processo de puberdade e tem a ver com todos esses hormônios e mais alguns outros, incluindo o hormônio do crescimento. A genitália também cresce e muda.       

A puberdade é um processo natural e que não deve ser fonte de preocupações excessivas. Por isso, vale muito informar os alunos sobre como é a puberdade e que efeitos estão associados a ela.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Além disso, os professores devem estar atentos às alterações na vulnerabilidade comportamental dos adolescentes relacionadas ao estágio de desenvolvimento puberal, incluindo dificuldades de atenção/concentração e planejamento, de controlar emoções e ações, entre outros. Esses comportamentos são discutidos em outras abas desse site.

Leia mais sobre:

Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo

Referências bibliográficas

Fernandes, E. C. (2015). Saúde do adolescente e do jovem: crescimento e desenvolvimento físico, desenvolvimento psicossocial, imunizações e violência. Recife : Ed. Universitária da UFPE, 58 p. ISBN: 978-85-415-0858-2. Disponível em https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9260

Schoen, TH, Silva, FC, Vitalle, MSS (2019). Medicina do Adolescente – Fundamentos e prática. Editora Atheneu. ISBN: 8538809202

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.