A importância da autonomia

A importância da autonomia

30 de novembro de 2022 Professores 0

É importante perceber que adolescentes incorrerão em mais riscos em proporção correspondente à sua autonomia.

Assim, mesmo que a maturidade cerebral de adolescentes mais jovens os deixem mais propensos a se arriscar, são os adolescentes mais velhos que se arriscam mais pelo simples fato de que eles têm mais oportunidades de fazê-lo (devido ao menor monitoramento pelos professores e responsáveis).

Portanto, muitos pais controlam seus filhos com o intuito de protegê-los. Porém, isso parece ter consequências negativas por dois motivos:

1) adolescentes tenderão a se arriscar mesmo assim e esconder coisas dos pais;

2) isso não dá oportunidades que aprendam a regular os riscos aos quais eles se expõem.

Assim, um gradual aumento da autonomia durante a adolescência, com apoio de adultos durante esse processo (pais e professores), é essencial para um desenvolvimento pessoal adequado. Maior autonomia também está relacionada a um melhor desempenho acadêmico, a uma maior capacidade de autorregular os comportamentos e redução de tédio. Jovens que têm mais facilidade de autorregular os comportamentos também têm melhor relação com os pais.

Afinal, como poderão aprender como evitar dificuldades e tentações sem que sejam confrontados com situações que conduzam a elas? Se você está incerto sobre quando esse aumento de autonomia deve ser iniciado, saiba que em diversas culturas, a idade a partir da qual os pais começam a reduzir as regras é 12 anos.

É recomendável que, antes disso, sejam negociadas (clara e explicitamente) com os adolescentes quais serão as consequências se quebrarem regras e/ou se meterem em encrencas.

Idealmente, as consequências devem ser determinadas por eles próprios e serem “construtivas” em termos comunitários e que possam aumentar a autoestima (ex. ajudar irmãos e/ou colegas mais jovens ou com dificuldades, participar de atividades como arrumar a escola/casa).

Ademais, adolescentes precisam saber que há espaço para ajuda por parte dos adultos mesmo que tenham feito bobagem. Quanto antes puderem ter suporte nesses casos, menores são as consequências negativas.

Leia mais sobre:

Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo

Referências bibliográficas

Lansford, J. E., Rothenberg, W. A., Riley, J., Uribe Tirado, L. M., Yotanyamaneewong, S., Alampay, L. P., … & Steinberg, L. (2021). Longitudinal trajectories of four domains of parenting in relation to adolescent age and puberty in nine countries. Child development92(4), e493-e512.

Li, J. B., Willems, Y. E., Stok, F. M., Deković, M., Bartels, M., & Finkenauer, C. (2019). Parenting and self-control across early to late adolescence: A three-level meta-analysis. Perspectives on Psychological Science14(6), 967-1005. Doi: 10.1177/1745691619863046

Meeus, W. (2016). Adolescent psychosocial development: A review of longitudinal models and research. Developmental Psychology52(12), 1969. Doi: 10.1037/dev0000243

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.