Alterações do sono

Alterações do sono

30 de novembro de 2022 Professores 0

Professores não devem ficar irritados com adolescentes que dormem em sala de aula. O sono é essencial e irresistível.

Adolescentes de hoje têm sonolência diurna excessiva porque não estão tendo a quantidade de sono adequada devido à falta de reconhecimento de que eles têm um padrão de sono bastante peculiar, que difere daquele de crianças e de adultos.

Se quiser trabalhar esse tema em sala de aula, com a ajuda dos quadrinhos, veja essas tirinhas da “Turma da Jovenilda”. Elas podem ser uma boa ferramenta para puxar esse assunto e começar uma conversa ou um debate!
* Problemas com sono

No início da adolescência, jovens abruptamente ficam menos sensíveis ao sono à noite, exibindo um padrão que já se assemelha ao dos adultos. Ou seja, caem no sono apenas bem tarde, quando acumularam muito mais necessidade de dormir do que quando eram crianças.

Além disso, diferentemente de adultos, tornam-se mais sensíveis à luz à noite, o que reduz sua sonolência nesse horário se forem expostos a muita luz, especialmente a luz de equipamentos eletrônicos como celular na cama. Em conjunto, ambos esses fatores fazem com que adolescentes tenham bastante dificuldade de dormir cedo.

Portanto, que adolescentes não durmam na “hora certa” não é má vontade, como acreditam muitos pais e professores.

Sua fisiologia realmente dificulta que caiam no sono em horários que os adultos acreditam ser razoáveis, mesmo que tenham muita sonolência durante o dia.

O maior problema dos adolescentes não é esse. Diferentemente do padrão adulto, até a adolescência tardia não há redução da necessidade de sono, que é em torno de 8 a 10 horas por noite: essa é a quantidade de sono que eles têm quando são livres para escolher a hora de dormir e acordar, como durante as férias.

Com a dificuldade de cair no sono à noite e o fato de que a maioria dos adolescentes frequenta a escola muito cedo pela manhã, a consequência é que jovens não estão dormindo nem perto do suficiente.

A privação crônica de sono na adolescência tem consequências graves! Está associada ao aumento de estresse, agressividade, dificuldade de concentração e sintomas de depressão. Todos esses problemas já são mais comuns nessa idade e aumentam a fragilidade dos adolescentes.

Ressalta-se a grande susceptibilidade a doenças psiquiátricas na adolescência que, se desencadeadas, em geral persistem por toda a vida. A falta de sono, ainda, está associada a problemas de saúde como alterações metabólicas (ex. sobrepeso, diabetes) e aumento de risco cardiovascular, o que é mais problemático ao se considerar o aumento da incidência de sobrepeso e obesidade em nível mundial, incluindo o Brasil.

Relembrando: o ritmo normal de sono de adolescentes é dormir tarde, dormir muito e acordar tarde. Eles não têm esse padrão porque são desorganizados à noite e preguiçosos de manhã. A causa é o sistema escolar, que faz com que tenham que ir à aula muito cedo considerando sua fase de desenvolvimento.

Embora o ideal seja que durmam o suficiente na maior parte das noites, como isso em geral é inviável, é importante que os adolescentes possam dormir bastante nos fins de semana.

Sugere-se que sejam acordados somente em torno das 11 ou 12 h. Se acordarem mais tarde terão muita dificuldade de pegar no sono à noite, repetindo o ciclo. Isso bagunça o ritmo de sono/vigília, que deve ser mantido o mais estável possível para que consigam acordar para ir às aulas durante a semana.

Cochilos longos no meio do dia não são ideais, pois dificultam ainda mais que peguem no sono à noite. Se forem inevitáveis, que sejam curtos.

Jovens com sintomas de depressão, irritabilidade, agressividade e sonolência excessiva diurna que melhoram durante as férias (se são deixados dormir) devem, preferencialmente, ser colocados para estudar à tarde ou à noite, se possível.

Cientistas que estudam o sono há muito vêm solicitando que as aulas de adolescentes comecem bem mais tarde. Escolas que fizeram essa mudança encontraram muitos efeitos positivos, principalmente no humor.

Dicas para uma melhor higiene do sono devem ser seguidas para buscar melhorar a qualidade e a quantidade de sono, incluindo:

1. evitar bebidas que contém cafeína, como café, chá preto, refrigerantes e chás em lata à tarde/noite;

2. buscar dormir sempre nos mesmos horários;

3. dormir a noite toda no escuro;

4. evitar usar celular, tablets e computador perto da hora de dormir;

5. Evitar cochilos (especialmente os longos) durante o dia.

Leia mais sobre:

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.

Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

Links interessantes aprovados pela equipe Adole-sendo

Referências bibliográficas

Bacelar, A., Moreno, C. R. D. C., Alves, R., & Araújo, P. (2018). Dossiê: horários escolares e implicações no sono de adolescentes. Associação Brasileira de sono. http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/files/original/5d43e79ec52a29d69afc8ffcc6b48738.pdf

Crowley, S. J., Wolfson, A. R., Tarokh, L., & Carskadon, M. A. (2018). An update on adolescent sleep: New evidence informing the perfect storm model. Journal of adolescence67, 55-65. Doi: 10.1016/j.adolescence.2018.06.001

Estevan, I., Tassino, B., Vetter, C., & Silva, A. (2021). Bidirectional association between light exposure and sleep in adolescents. Journal of Sleep Research, e13501.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.