Comportamentos gerais

Comportamentos gerais

25 de novembro de 2022 Material de Divulgação 0

Sem sombra de dúvidas, é muito difícil de ser adolescente! Ainda mais agora, no período em que estamos nos adaptando às consequências da pandemia da Covid-19, tanto em termos de aprendizagem escolar quanto social: porque, sim, também aprendemos a viver em sociedade e a adolescência é um dos períodos mais fundamentais da nossa vida, nesse sentido!

Até os 18 anos, todos os adolescentes, independentemente da classe social ou qualquer outra questão, como religião, cultura, etc, têm que aprender a lidar com muitas novidades e muitas emoções. É natural que experimentem coisas novas o tempo todo e que, às vezes, se metam em enrascadas…

Vão acertar mais que errar com o passar do tempo, até que encontrem a melhor forma de agir. Devem, portanto, ter paciência consigo próprios, pois é assim que se vira adulto.

As histórias em quadrinhos da Jovenilda e sua turma foram inspiradas no aclamado filme “O Clube dos Cinco”, (ou The Breakfast Club, no título original) que também debate conflitos e questões da adolescência.

Mesmo depois de três décadas, você vai ver como os assuntos e os sentimentos trazidos nesta narrativa dos anos 1980 ainda continuam bastante atuais!

EQUIPE ADOLE-SENDO

No filme, o ano era o de 1985. Com direção e roteiro de John Hughes, esta comédia dramática norte americana traz as questões dos adolescentes da época, mas… como os sentimentos humanos são sempre parecidos, embora diferentes mecanismos e questões culturais possam ser sim aspectos relevantes, várias questões continuam sendo encontradas nas salas de aula, por exemplo, e puderam ser tratadas aqui, nos gibis da Jovenilda.

No roteiro, no dia a dia da escola… os estudantes cometem “pequenos delitos”.

Por isso, recebem um castigo: ficam confinados no colégio, em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos.

Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia vai passando, e depois de muito brigar e implicar uns com os outros… eles começam a se aceitar, a entender as suas afinidades, “fraquezas e fortalezas”, começam a criar laços entre si, e aí, acabam fazendo várias confissões e tornam-se amigos!

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.

Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

O desenvolvimento dos adolescentes é melhor quando há abertura, diálogo, muita (MUITA) paciência e apoio dos adultos para tudo, inclusive para resolver situações complicadas nas quais os adolescentes se metem, às vezes. Isso, claro, faz a vida das mães, pais e professores de adolescentes também ser desafiadora.

Esses adultos querem proteger os adolescentes, mas precisam de tempo para entender que não podem, não conseguem, nem devem controlar todos os aspetos da vida dos jovens: a vida dos adolescentes deve ser vivida por eles próprios.

Adultos também precisam de tempo para reinventar seus papeis, pois essa ajuda que devem dar aos adolescentes é diferente da ajuda prestada aos adolescentes quando eram crianças. É fato que adultos custam a se acostumar com as transformações rápidas dos adolescentes e também precisam superar os preconceitos e medos que têm. Por causa disso, facilita bastante a vida que o adolescente também tenha paciência com os adultos…

EQUIPE ADOLE-SENDO

Ou seja, nessa passagem para e pela a adolescência, todo mundo precisa ter jogo de cintura para se adaptar. Isso tudo parece muito complicado mas dá bem certo quando os adolescentes têm apoio: a grandíssima maioria deles se desenvolve super bem e a maior parte dos conflitos entre geração acaba passando em alguns anos.

Leia mais sobre:

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.
Para saber mais sobre o que tem de Ciência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.