Dicas de séries e filmes que tratam dos desafios da adolescência

Dicas de séries e filmes que tratam dos desafios da adolescência

29 de novembro de 2022 Material de Divulgação 0

Por Cristiane Paião e Sabine Pompeia

Filmes e séries podem ser importantes ferramentas para evocar sentimentos e reflexões sobre nossas próprias experiências. Já pensou sobre isso?

EQUIPE ADOLE-SENDO

Encontre aqui sugestões de material audiovisual que pode ser útil para adolescentes.

Todos eles envolvem vários desafios desta idade.

Como em todas as boas histórias, grande parte dos personagens precisa vencer barreiras complexas.

Assistir a essas produções permite, assim, vivenciar indiretamente questões que podem ser aplicadas à nossa própria vida, mesmo que nossos desafios pessoais sejam diferentes.

Esse material audio-vidual pode, além disso, também ser trabalhado em sala de aula e no dia a dia das famílias para discutir desafios próprios da adolescência.

Contudo, é normal que adolescentes não se sintam à vontade de ver esse tipo de conteúdos junto com adultos, principalmente quando a temática envolve: questões de amadurecimento físico, romance e sexo, como no caso de algumas indicações que fazemos abaixo.

As obras formam escolhidas com cuidado por tratarem de questões da adolescência com sensibilidade e sempre com desfechos que levam ao amadurecimento de forma positiva.

_____________________________________________________________________________

Turma da Mônica Jovem (lançado em 2008)

Se você ainda não conhece esses quadrinhos, precisa conhecer!!! E eles têm a versão em animação…

Clique aqui para assistir aos vídeos.

A Turma da Mônica Jovem é uma publicação mensal dos Estúdios Mauricio de Sousa lançada em agosto de 2008. É uma releitura dos personagens da Turma da Mônica — justamente quando chegam na adolescência!!! Os traços e a linguagem remetem aos mangás japoneses, e as histórias também buscam dialogar com o público pré-adolescente.

Com edições que já chegaram a atingir tiragens maiores que 500 mil exemplares, esta é uma histórias em quadrinhos mais vendidas no mundo!!! Inclusive, em janeiro de 2019, passou a ser publicada nos Estados Unidos pela editora Papercutz com o título “Monica Adventures”.

Vale a pena conferir!!

Red – Crescer é Uma Fera (lançado em 2022)

A animação Red – Crescer é Uma Fera narra a história da jovem Mei Lee (Meilin para os íntimos) que, aos 13 anos, precisa lidar com o fato de se “transformar” em um panda-vermelho quando sente emoções fortes.

A indicação é livre para todas as idades.

Com leveza, mas sem perder a profundidade, o filme mostra as oscilações de humor de Meilin que começam a ocorrer frequentemente por conta dela ter entrado na puberdade.

Quando ela menstrua pela primeira vez ela confronta uma antiga sina familiar da qual não parece conseguir escapar: toda vez que se emociona ou se irrita, Meilin vira um panda vermelho.

Embora o filme pareça tratar do início da adolescência de uma menina, no fundo, discute mais as dificuldades da mãe de Mei Lee em aceitar e se adequar a essas mudanças.

Portanto, é uma boa indicação para mães com filhas nessa idade.

_____________________________________________________________________________

Wandinha (lançado em 2022)

Baseada nos clássicos personagens de A Família Addams, Wandinha (Wednesday no original) acompanha a personagem enquanto investiga uma série de assassinatos sobrenaturais.

A indicação é para adolescentes a partir de 12 anos.

A trama explora a adolescência de Wandinha na Academia Nevermore, um colégio interno onde aprende a dominar suas habilidades paranormais que, em certa medida, tem bastante relação com as habilidades que precisam ser desenvolvidas na adolescência.

Ao longo de toda a série, a personagem passa por um processo de amadurecimento com a ajuda de sua mãe, Morticia Addams e diversos outros colegas.

Ao mesmo tempo, Wandinha também precisará equilibrar suas novas relações com sua personalidade, fria, sagaz e sarcástica.

_____________________________________________________________________________

Heartstopper (lançado em 2022)

Na série Heartstopper a trama gira em torno de dois estudantes britânicos do Ensino Médio.

Charlie é um jovem abertamente gay e muito sensível.

Já Nick é um jogador de rúgbi, atlético, popular, mas de coração “mole”.

É indicado para maiores de 12 anos.

Um dia, são forçados a sentarem juntos na classe e rapidamente se tornam amigos.

Só que Nick está mais interessado no amigo do que qualquer um dos dois imagina – e a proximidade se transforma no primeiro amor de suas vidas.

A história foi originalmente lançada em 2015 como quadrinhos na web, antes de ser posteriormente publicada pela divisão infantil da editora Hachette numa coleção de graphic novels.

Mas os personagens já existiam antes dos quadrinhos, introduzidos no primeiro romance de Alice Oseman, “Solitaire”, publicado em 2014 quando ela tinha 17 anos.

A série é extremamente sensível. Deve ser vista por todos, especialmente aqueles que têm preconceitos contra a homossexualidade.

_____________________________________________________________________________

Sex Education (lançado em 2019)

Sex Education é uma série britânica que narra a história dos adolescentes, pais e professores da escola fictícia Moordale.

A série trata das dificuldades com amizades, preconceitos, romance e sexo em todas as idades de forma delicada e com humor e sensibilidade.

A indicação nesse caso é para adolescentes a partir de 16 anos.

Otis Milburn é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual.

Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele se considera um especialista em sexo, pois ouve escondido as seções terapêuticas da mãe.

Junto com uma garota rebelde de sua escola, Maeve, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

Em um lugar com tantos adolescentes com emoções à flor da pele e em fase de descoberta, o empreendimento de Otis e Maeve acaba gerando todo tipo de situação inesperada.

Além disso, um dos principais personagens é o melhor amigo negro e gay de Otis.

Isso permite um olhar para as questões vividas por pessoas com diferentes identidades sexuais.

_____________________________________________________________________________

Ginny e Georgia (2021)

A personagem principal dessa série é Ginny, uma garota de 15 anos com uma história bastante complexa. Seus pais (a mãe, branca; o pai, negro) eram adolescentes quando ela nasceu e ela foi criada inicialmente somente por sua mãe em circunstâncias bastante difíceis e que fizeram com que tivessem mudar de cidade continuamente.

A série começa quando chegam a uma nova cidade e Ginny tenta encontrar um lugar e amigos em sua nova escola enquanto enfrenta a complexa tarefa de se conhecer melhor.

A série é recomendado para maiores de 16 anos, pois trata de questões complexas como bullying, exclusão por colegas, início da vida sexual e autoflagelação.

Apesar disso, a série oferece saídas para essas questões, servindo como modelo sobre como atingir boas relações pessoais. Trata também da importância de se pedir ajuda.

_____________________________________________________________________________

Anne com E (lançado em 2017)

Esta série conta a história de uma órfã, Anne, quando é adotada e os desafios que enfrenta para ser aceita e ganhar afeto das pessoas da comunidade na qual passa a morar.

A idade indicada é para pessoas com 12 anos ou mais.

Essa é mais uma história de uma jovem que é madura demais para sua idade devido às circunstâncias do início da sua vida.

A série tem sido muito bem aceita, inclusive por adultos.

Os primeiros episódios não representam bem o restante da série, então vale a pena insistir um pouco para se envolver.

_____________________________________________________________________________

Atypical (lançado em 2017)

Esta é uma série sobre os desafios de ter habilidades sociais “atípicas”.

O personagem principal, Sam, é um garoto que apresenta a condição de espectro autista e que resolve procurar uma namorada.

A idade indicada é a partir dos 14 anos.

Ter dificuldades sociais é comum na adolescência, mesmo para pessoas que não são consideradas do espectro autista.

Desta forma, é bastante interessante para adolescentes com tais dificuldades assistir como isso pode ser vivenciado e contornado com apoio social e ganho de experiência, como mostra a série.

Além disso, a série auxilia na redução de preconceitos em relação àqueles que têm comportamentos que não são padrão.

Portanto, deve ser vista por todos.

A série foi inicialmente criticada por não ter atores e roteiristas com a condição de espectro autista, mas isso foi corrigido a partir da segunda temporada.

_____________________________________________________________________________

Moonrise Kingdom (lançado em 2012)

Este filme, ligeiramente excêntrico, trata da história de dois personagens de 12 anos que resolvem fugir de casa para viver um romance.

O garoto é órfão e está passando férias em um acampamento de escoteiros em uma ilha.

Em uma visita à cidade mais próxima, conhece uma garota que lá vive com sua família e a partir disso a trama se desenrola.

O filme é recomendado para pessoas maiores de 12 anos.

O filme conta das dificuldades de pessoas de todas as idades se ajustarem ao amadurecimento de adolescentes, bem como de relações pessoais complexas de adultos, tudo de forma leve, bem humorada e sensível.

É uma ótima indicação para adultos também, pois o roteiro é original e o elenco, excelente, razões pelas quais o filme foi indicado a e ganhou diversos prêmios.

Para saber mais sobre as nossas pesquisas, acompanhe as nossas redes sociais:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.