Adolescência e a história da arte
Por Sabine Pompeia e Luiz Marques
Uma reflexão sobre a adolescência de hoje com base na História da humanidade
Dependendo do tempo histórico e das características de diferentes culturas, costumes e religiões, era esperado que adolescentes fizessem e pudessem fazer coisas diferentes.
Vamos apresentar aqui uma seleção de obras de arte que retratam adolescentes, com breves explicações.
Chamamos atenção para alguns aspectos que influenciam a adolescência contemporânea.
A classe social e o sexo de jovens sempre influenciou suas atividades e isso continua, até certo ponto, até hoje.
Algumas coisas mudaram, mas outras não.
Por exemplo, na Grécia e Roma antiga, em geral, era esperado que somente pessoas do sexo masculino aprendessem a ler.
A ideia que adolescentes têm direitos, que isso se estende a ambos os sexos e que eles devem ser protegidos é bastante recente em termos históricos (veja o estatuto da criança e da adolescência).
Ao longo da História, adolescentes de diferentes sexos também costumavam usar diferentes tipos de roupas entre si e em comparação a adultos e, muitas vezes, tinham até diferentes cortes de cabelo e/ou penteados.
Isso não mudou muito, não é?
Só que hoje, adolescentes se vestem e escolhem o visual de seu cabelo. Antes, isso era imposto pelas normas culturais de cada época.
No passado, as roupas, adornos e penteados também eram indicativos de diferentes classes sociais, mas isso não é tão marcante hoje.
Mas o estilo/corte de cabelo retratados em obras de arte do passado indica ainda muitas outras coisas.
Por exemplo, em várias culturas o cabelo ara cortado curto ou raspado quando a pessoa estava de luto.
Outro aspecto interessante sobre representações visuais em muitas culturas é que pessoas menos importantes (por exemplo, escravos ou jovens) comumente eram representadas como menores, mesmo que tivessem tamanho real parecido com pessoas de maior status.
Felizmente isso não é mais uma prática que se verifica por aí!
Veja também como a religião é um tema típico de representações artísticas ao longo dos tempos. Em certas culturas e épocas, quase a totalidade das obras artísticas centravam-se nisso. Porém, em dadas religiões, era e ainda é vedada a representação visual de divindades (aniconismo).
Por fim, é interessante notar as diferenças entre obras produzidas na mesma época histórica na mesma ou em diferentes culturas.
Isso reflete muitas coisas, incluindo diferenças entre técnicas artísticas, o grau de domínio das técnicas e talento dos artistas, a cultura de origem e o estilo típicos das épocas em que as obras foram produzidas.
Baixe nosso e-book gratuito para professores sobre porque e como imagens podem ajudar na aprendizagem.
São apresentados exemplos de como usar esse tipo de recurso para esses fins em todas as disciplinas e com alunos de qualquer idade.
Contudo, o foco é em obras de arte que retratam adolescentes.
A obra inclui também dicas de como buscar imagens online sem restrição de uso. Seu objetivo é instrumentalizar professores a usar mais imagens para enriquecer suas práticas pedagógicas. O e-book foi escrito por especialistas em cognição humana e história da arte.
Para baixar o e-book clique em “pdf” em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67395
Para aqueles interessados em um aprofundamento sobre representações de adolescentes em obras de arte, sugerimos que leiam os livros de Levi e Schmitt (1999a, 1999b) que são, todavia, em inglês.
Aos interessados em mudanças da concepções sobre a adolescência ao longo dos séculos, há um artigo interessante em português sobre isto (Schoen-Ferreira e colaboradores, 2010).
Existe também muito material online sobre o cotidiano de adolescentes em diferentes períodos históricos, como na Antiguidade.
Por exemplo, o canal do Youtube https://www.youtube.com/@canalhistoriaetu15 tem vídeos a esse respeito (por exemplo, sobre adolescentes durante o Império), bem como outros sobre diferentes períodos da História.
Há na rede também vídeos sobre a adolescência na era Vitoriana, na Idade Média e muitos outros que podem ser explorados.
Referências Bibliográficas
Levi, G., & Schmitt, J. C. (Eds.). (1999a). A History of Young People in the West: Ancient and medieval rites of passage (Vol. I). Revised edition. Belknap Press.
Levi, G., & Schmitt, J. C. (Eds.). (1999). A History of Young People in the West: Stormy evolution to modern times (Vol. II), Revised edition. Belknap Press.
Schoen-Ferreira, T. H., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. D. M. (2010). Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 227-234. https://www.scielo.br/j/ptp/a/MxhVZGYbrsWtCsN55nSXszh/abstract/?lang=pt