E-books, folhetos e mais

E-books, folhetos e mais

26 de abril de 2022 Material de Divulgação 0

Encontre aqui materiais produzidos pela Equipe do Projeto Adole-sendo que explicam questões científicas ligadas à adolescência e puberdade para diferentes perfis e faixas etárias. Você pode encontrar todos os nossos vídeos, podcasts e quadrinhos em outras páginas, específicas para estes conteúdos, aqui mesmo na parte de “divulgação” do nosso portal. Veja o menu lateral.

EQUIPE ADOLE-SENDO

CONCURSO “ADOLE-SENDO” EM PANDEMIA

Em 2020, a equipe do projeto Adole-sendo, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) promoveu um concurso de quadrinhos para saber como estava sendo “adolescer” na pandemia.

A ideia era ilustrar os questionamentos dessa época e, por meio da arte, trazer debates ligados à psicobiologia, área de estudo desse grupo de pesquisa.

Aqui, você também pode ter acesso a outros materiais produzidos para o concurso, que auxiliam na compreensão das questões ligadas à adolescência.

Foi aí que veio à tona a personagem Jovenilda, e os quadrinhos que trazem o dia a dia de sua turma. Nesse concurso, esta obra coletiva recebeu avaliação de destaque.


ADOLESCER EM QUADRINHOS

Veja nosso post detalhado sobre a ideia de usar quadrinhos para discutir a adolescência clicando na aba à esquerda ou baixe nosso e-book grátis sobre isso. Esta obra explica porque adolescentes  enfrentam certos desafios por meio de histórias em quadrinhos (HQs) acompanhadas de breves explicações científicas sobre mudanças comportamentais nessa idade.  Além disso, o e-book ilustra como são realizadas pesquisas sobre a “ciência da adolescência” com o objetivo de explicar de onde provêm os conhecimentos descritos.

O e-book, elaborado por especialistas da UNIFESP, visa aumentar a consciência de jovens sobre os porquês de muitas dificuldades enfrentadas na adolescência, reduzir conflitos entre eles(as) e outra pessoas, bem como popularizar a importância da ciência. Sendo assim, o e-book pode ser empregado em contextos educacionais para discutir o desenvolvimento de habilidades de autorregulação comportamental nessa fase da vida e/ou como uma introdução à metodologia científica.   

Para baixar, clique em “e-book em pdf” na parte superior esquerda em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67394


POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

E-book gratuito: Como pesquisas científicas são feitas no Brasil

Voltado para o público jovem, ele explica:

1) o que são pesquisas científicas e para que servem;

2) como é o processo de formação de pesquisadores;

3) de onde vem o dinheiro para financiar a pesquisa.


IMAGENS NA ESCOLA: PORQUE E COMO PODEM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM

Este e-book gratuito para professores discute por que e de que formas imagens podem ser usadas em sala de aula para auxiliar na compreensão e retenção de informações, bem como na ampliação de conhecimentos gerais.

São apresentados exemplos de como usar esse tipo de recurso para esses fins em todas as disciplinas e com alunos de qualquer idade, mas com foco em obras de arte que retratam adolescentes. A obra inclui também dicas de como  buscar imagens online sem restrição de uso. Seu objetivo é instrumentalizar professores a usar mais imagens para enriquecer suas práticas pedagógicas. O e-book foi escrito por especialistas em cognição humana e história  da arte.

Para baixar o e-book clique em “pdf” em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67395


FOLHETOS

Guia prático de simplificação de textos para divulgação científica

Este material gratuito é sobre como confeccionar e/ou alterar textos de modo que sejam mais fáceis de entender para públicos com diferentes níveis de escolaridade.


Acesse o folheto para impressão para os adolescentes com informações sobre algumas das transformações que acontecem neste período da vida, seus porquês, além de dicas para superar alguns destes desafios.


Veja também o folheto para impressão para adultos, sobre transformações, seus porquês e dicas superar desafios.

Para saber mais sobre as nossas pesquisas, acompanhe as nossas redes sociais:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.