Como se faz Ciência?

Como se faz Ciência?

16 de dezembro de 2022 Material de Divulgação 0

A desconfiança na ciência vem crescendo nos últimos anos. Em parte, isso decorre da falta de acesso às informações sobre COMO os conhecimentos científicos são produzidos.

Você já parou para pensar em como as pesquisas científicas são feitas e por que elas são importantes?

Foi pensando nisso que a equipe do Portal Adole-sendo, formada por pesquisadores de
uma universidade pública (Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP), lançou o e-book “Fazendo Ciência no Brasil”, que você tem acesso aqui.

Neste e-book, você vai entender:

1. o que são pesquisas científicas e para que servem;

2. como é o processo de formação dos pesquisadores;

3. de onde vem o dinheiro para financiá-las!

Embora este e-book possa ser lido por qualquer pessoa interessada em ciências, nosso público-alvo são os estudantes do final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio porque:

1. eles têm poucas oportunidades de ter contato com as pesquisas científicas;

2. são eles, potencialmente, os cientistas do futuro!

Pesquisas recentes, realizadas com amostras representativas da população brasileira, vêm mostrando que os jovens se interessam bastante pela ciência.

Todavia, poucos entendem como ela funciona, quem faz as pesquisas e como uma pessoa pode se tornar um cientista…

Por exemplo, apesar do papel crucial das universidades na formação dos pesquisadores e na realização das pesquisas científicas, um levantamento realizado em 2021 mostrou que 42% dos jovens não sabem para que servem as universidades…

O e-book explica, então, a relação das pesquisas científicas com as universidades, o que alunos de ensino médio precisam fazer para entrar em uma universidades pública (gratuita), e sobre programas existentes de apoio financeiro para graduandos e pós-graduandos que não têm famílias com condições de sustentá-los enquanto se formam.

Outro dado importante é que esses jovens têm uma imagem extremamente estereotipada dos pesquisadores, talvez pela forma com que os cientistas são retratados nos filmes, nas séries etc…

Ainda, só 5% dos estudantes conheçam o nome de ao menos um cientista brasileiro!

Portanto, neste livro virtual também são apresentados alguns exemplos de cientistas brasileiros (de diferentes áreas de pesquisa e regiões do Brasil) que contam como aconteceu seus percursos acadêmicos e, principalmente, como superaram algumas dificuldades!

Para nós, do Portal Adole-sendo, é muito importante contar com a ajuda dos professores dos ensinos Fundamental e Médio para divulgarmos esse material, pois os jovens brasileiros confiam nos seus professores, e os consideram “as fontes mais confiáveis” para compreender as informações científicas!

Para saber mais sobre as nossas pesquisas, acompanhe as nossas redes sociais:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.