Podcasts

Podcasts

24 de março de 2023 Material de Divulgação 0


“Adolescência: uma série sobre como as descobertas científicas podem ajudar a quebrar os preconceitos sobre essa época da vida”

📌Você pode ouvir aqui o primeiro episódio do nosso podcast, realizado em parceria com o Labjor/ Unicamp.

Oxigênio Podcast #162: Adolescentes – publicado em 24 de março de 2023

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é período das nossas vidas que compreende dos 10 aos 19 anos: uma faixa etária bastante extensa que, por si só, já é motivo de polêmica para muitas pessoas que não conseguem compreender quem está nesta idade.

Ora são percebidos como crianças, ora, como adultos…

Mas como é que a Ciência pode ajudar neste processo, tanto do ponto de vista dos pais, da família, quanto dos próprios adolescentes e da escola, e até mesmo de profissões que atuam em outras áreas da vida? 

É o que este episódio do Podcast Oxigênio vai abordar.

📌Cristiane Paião (@cristiane.paiao) e Leandro Magrini (@lm.leandrom) falam sobre o que muda no corpo e no cérebro quando entramos na puberdade, e sobre como essas alterações fisiológicas impactam nos nossos comportamentos.

📌Eles entrevistaram a professora Sabine Pompeia, do departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, coordenadora do projeto Adole-sendo.

📌Além da neuropsicóloga, pesquisadora principal do Adole-sendo, Mônica Carolina de Miranda (@dra.monicamiranda), e dos estudantes de pós-graduação da Unifesp Daniel Utsumi (@dani_utsumi) e Breno Pedroni, também pesquisadores do nosso grupo de pesquisa, apoiado pela FAPESP.

Oxigênio Podcast #171: Adolescentes – publicado em 24 de março de 2023

Mostramos o projeto #turmadaJovenilda, desenvolvido em parceria com o professor Marcos Moreira (@arte.marcosmoreira) e estudantes de uma escola pública da zona leste de São Paulo.

A turma da Jovenilda é um conjunto de quadrinhos que tratam situações do dia a dia de adolescentes, mas com uma pitada de ciência… #vemcomagente❤️

Ouçam as entrevistas com os criadores da turma e comentários de uma professora, Mayra Trinca, entrevistados por Cristiane Paião, jornalista científica.

Vejam os personagens da turma, abaixo.

A divulgação científica destes trabalhos é apoiada pela FAPESP através do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico, o Mídia Ciência.

A jornalista Cristiane Paião desenvolveu o projeto “Adolescência e puberdade em pauta: divulgação jornalística das pesquisas realizadas no Projeto Temático “Efeito do desenvolvimento puberal na autorregulação do comportamento e suas relações com as condições de vida atual e pregressa”, sob a orientação da professora Sabine Pompeia.

EQUIPE ADOLE-SENDO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.