Os bastidores de “Soltando o verbo com Jovenilda”

Os bastidores de “Soltando o verbo com Jovenilda”

10 de dezembro de 2022 Material de Divulgação 0

Por Cristiane Paião e Sabine Pompeia

Para comemorar a versão impressa dos gibis da turma da Jovenilda, o Projeto Adole-sendo realizou no dia 21 de outubro de 2022 uma “roda de conversa” com os estudantes da EMEF Joaquim Osório Duque Estrada, ganhadora do concurso de representações gráficas “Adole-sendo na pandemia”, organizado em 2020.

A ideia era debater com os estudantes as questões da adolescência discutidas nos quadrinhos. E o mais legal foi poder conversar sobre os bastidores da elaboração do gibi, com os alunos e os professores envolvidos no projeto.

Foi neste concurso que veio à tona a personagem Jovenilda, que já existia na escola, e agora está funcionando como uma espécie de “ferrramenta” para debater os temas da adolescência.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-CAPA.jpg-Fotos.jpg
Soltando o verbo com Jovenilda“, gibi feito em parceria entre o professor Marcos Moreira, que idealizou a personagem, e a equipe Adole-sendo da UNIFESP.

Assista aqui ao vídeo de lançamento das histórias em quadrinhos, na escola onde surgiu a “turma da Jovenilda”, produzido por uma aluna do ensino médio.

Para ler todas as histórias em quadrinhos, acesse aqui.

Para ver as histórias com explicações de seus porquês, clique aqui.

Com a ajuda dos quadrinhos, pretendemos colaborar para que pais, familiares, educadores, pesquisadores e, principalmente, os próprios adolescentes possam compreender melhor e debater com mais propriedade os principais temas da adolescência, assim como entender, de forma clara e objetiva, as principais descobertas e estudos científicos da área.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Veja aqui no ebook todas as obras vencedoras do concurso. O livro online também traz informações sobre o júri de especialistas que participaram da seleção, além de reunir descobertas científicas sobre os impactos do distanciamento social entre os jovens nesse período.

QUEM É A JOVENILDA?

A Jovenilda é uma adolescente, está no nono ano do Ensino Fundamental. Adora estudar e sonha em ser jornalista! Também torce para o São Paulo Futebol Clube… gosta muito de lasanha, curte SLAM (que são competições de poesias faladas) e Hip Hop, e é negra!

Ela representa boa parte dos jovens brasileiros, e todos os traços da sua personalidade foram escolhidos em conjunto pelos próprios alunos que criaram as tirinhas!

Esta obra coletiva foi produzida pelo professor Marcos Roberto da Silva Moreira e seus estudantes da EMEF Joaquim Osório Duque Estrada, da zona Leste de São Paulo. Ela recebeu “avaliação de destaque” no concurso, por isso, tem apoio para ter continuidade. Agora, o desafio é explicar o que existe de Ciência sobre adolescência e seus inúmeros temas, por meio de suas histórias!

Quadrinista, Marcos é professor da rede pública de São Paulo há mais de 20 anos e, além de ensinar Língua Portuguesa, também cria histórias em quadrinhos através de oficinas com seus alunos.

AS ETAPAS DO PROJETO

As primeiras tirinhas produzidas pelos estudantes estão aqui, no gibi “Jovenilda Confinada”:

Elaborados para o concurso, os quadrinhos mostram as dificuldades da personagem e de sua turma para se adaptarem à chegada da Covid-19.

Eles fazem parte de uma parcela da sociedade bastante prejudicada com o distanciamento social tanto em termos de aprendizagem, quanto de renda e por morarem na periferia de São Paulo.

Agora, depois do concurso, novos quadrinhos estão sendo produzidos, trazendo novas histórias, para retratar como é ser adolescente na atualidade. Aqui, você pode ler o segundo gibi “Soltando o verbo”, idealizado em parceria entre o professor Marcos e a equipe Adole-sendo.

Mas afinal, o que busca o Projeto Adole-sendo?

Nós, do Portal Adole-sendo, concordamos que adolescentes merecem mais atenção, em especial porque esta fase da vida ainda é muito pouco compreendida e também porque os adolescentes são vulneráveis a muitos fatores.

Daí a importância de compreender a psicobiologia, área de estudo dos pesquisadores que forma a equipe do portal:

Nosso objetivo aqui é trazer informações científicas que expliquem como e porque essas mudanças ocorrem, e porque os comportamentos mudam nessa idade.

Para entender isso é importante entender que comportamentos (“psico”) incluem a forma como percebemos as coisas, como sentimos, pensamos e agimos!

Tudo isso tem a ver com como o corpo funciona (“biologia”)

Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos gibis da turma da Jovenilda, e o que tem de Ciência nos quadrinhos, clique aqui.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Esperamos que o acesso à estas informações gere maior compreensão sobre a adolescência e, assim, sejam reduzidos os conflitos vividos por adolescentes e todos ao seu redor, assim como os atritos que eles têm com os adultos, de forma geral, o que inclui seus pais, educadores, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.