Dificuldade de planejar e organizar

Dificuldade de planejar e organizar

22 de novembro de 2022 Material de Divulgação 0

Problemas escolares e familiares na adolescência frequentemente têm a ver com as dificuldades dos adolescentes de planejar e/ou organizar as coisas, como no caso da história do Isaac.

Em parte, isso tem a ver com a falta de responsabilidade e falta de experiências anteriores.

Porém, essas dificuldades são associadas também a uma lenta maturação dos sistemas do cérebro que permitem organizar e planejar.

Nas famílias, isso gera conflito em relação à ajuda que os pais esperam com as tarefas da casa; na escola, está relacionado ao mau rendimento e às notas baixas.

A solução não é só esperar o tempo passar e o cérebro amadurecer. Pessoas só conseguem ser boas organizadoras quando treinam isso. Uma coisa que pode ajudar é tentar bolar esquemas para evitar ter que planejar a mesma coisa muitas vezes, porque isso cansa o cérebro adolescente.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Por exemplo, aprender a usar agendas para marcar compromissos, especialmente aqueles fixos (ex. botar o lixo na rua nas terças e sextas); ou fazer listas do que tem que ser levado na escola todo dia, ou listas de qual matéria estudar em cada dia da semana…

Para ler todas as histórias sobre a Jovenilda e sua turma, acesse aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.