Variações de humor

Variações de humor

22 de novembro de 2022 Material de Divulgação 0

A Valentina tem outro desafio… assim como muitos adolescentes, ela tem dificuldade de regular os seus sentimentos… no caso dela, o que mais pega é a Tensão Pré-Menstrual (TMP).

Isso não acontece só em meninas adolescentes. Esses sintomas também acompanham mulheres adultas… mas na adolescência é um problema ainda maior, por dois motivos.

1- Primeiramente, a adolescência é uma fase em que se é muito sensível a estresse e sintomas associados à tristeza.

Quando isso sai do controle, pode levar ao desenvolvimento de depressão. Quadros como esse na adolescência são muito mais comuns em meninas do que meninos. Além disso, quando aparecem pela primeira vez na adolescência,  tendem a ser mais graves e perdurar por mais tempo ao longo da vida.

2 – O segundo motivo é que, na adolescência, os ciclos menstruais demoram a se tornar regulares. Isso faz com que fique mais difícil para as meninas a associação dos seus sentimentos às alterações hormonais que acontecem ao longo do mês.

E é bom que, nos quadrinhos, o namorado da Valentina entende isso! Mas, no geral, esse é um assunto tabu, o que não ajuda ninguém… É preciso falar sobre esse tipo de coisa!

EQUIPE ADOLE-SENDO

Para ler todas as histórias sobre a Jovenilda e sua turma, acesse aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.