Agir sem pensar ou impulsividade(s)

Agir sem pensar ou impulsividade(s)

23 de novembro de 2022 Material de Divulgação 0

Uma questão importante que vulnerabiliza bastante os adolescentes, por exemplo, é perder o controle e se arrepender depois, o que tem a ver com a impulsividade.

Existem vários tipos de impulsividades e saber exatamente delas quais nos afetam e como isso acontece pode nos ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas perdas de controle.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Pessoas de todas as idades enfrentam isso mas, na adolescência, esse tipo de dificuldade é maior por conta do processo de maturação do cérebro, que regula como a gente sente, pensa e age!

Nos quadrinhos da Jovenilda e sua turma, as histórias dos personagens Mário, Miguel, Aline, Ronaldo, Kim e Felipe mostram diferentes consequências de imaturidade nesse sentido. Veja se você se identifica com alguma dessas formas de perder o controle.

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.

Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

Impulsividades nos quadrinhos

Na psicologia, impulsividade é um impulso ou tendência a agir, no qual o comportamento apresenta pouco ou nenhum pensamento ou reflexão prévia. A impulsividade, portanto, frequentemente leva a comportamentos de risco ou a comportamentos em que o sujeito se arrepende depois.

Em “Jovenilda solta o verbo”, gibi feito em parceria entre o professor Marcos Moreira e a equipe Adole-sendo, a personagem Jovenilda entrevista os seus colegas sobre os principais “dilemas” da adolescência, e o pano de fundo é o da volta às aulas, em um momento em que a pandemia da Covid-19 permite que os estudantes estejam em sala de aula.

A professora pede, então, um trabalho em que eles façam entrevistas sobre “como é ser adolescente”. É importante pensar que essas tirinhas servem de base para que as conversas sobre esse tema possam começar de uma forma leve, mas trazendo conceitos que têm, de certa forma, fundamento científico.

É o que você entende quando lê cada uma das tirinhas que estão aqui no Portal Adole-sendo e reflete sobre o que elas trazem. Veja abaixo:

5 formas básicas do comportamento impulsivo

1)      Urgência negativa (personagem Miguel – comer demais quando se está chateado)

Este tipo de impulsividade surge a partir de um afeto negativo. Por exemplo, o indivíduo que bebe (comportamento impulsivo) porque está triste. A tristeza é, naquele momento, a urgência que o leva a se comportar. Outro afeto negativo que é comum é a raiva.

2)      Urgência positiva (personagem Naldo – correr risco quando se está animado)

É parecido com o anterior, entretanto, surge a partir de um afeto positivo. Por exemplo, a pessoa bebe ou usa outra substância que causa dependência porque está feliz, eufórica, alegre.

3)      Falta de premeditação (personagem Dandara – não pensar nas consequências)

É a ausência de pensamento ou consideração das consequências de um ato. A pessoa faz, age, diz e “não se importa” com o que vem depois.

4)      Falta de perseverança (personagem Mário – desistir rápido de fazer coisas difíceis ou chatas)

Neste tipo de impulsividade, a pessoa não se esforça para manter um comportamento contínuo ou ao longo do tempo.

5)      Busca de sensações (personagens Kim e Felipe – gostar de fortes emoções)

É como se a pessoa estivesse ou ficasse entediada com a quantidade de estímulos que está vivenciando e, por este motivo, buscasse emoções mais fortes. Pular de paraquedas, por exemplo, ou sair de moto em alta velocidade seriam exemplos comuns.

Com a ajuda dos quadrinhos, pretendemos colaborar para que pais, familiares, educadores, pesquisadores e, principalmente, os próprios adolescentes possam compreender melhor e debater com mais propriedade os principais temas da adolescência, assim como entender, de forma clara e objetiva, as principais descobertas e estudos científicos da área.

Leia mais sobre:

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.
Para saber mais sobre o que tem de Ciência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.