O que acontece no cérebro durante a adolescência?

O que acontece no cérebro durante a adolescência?

12 Adolescentes 4

Se você quer saber sobre o que acontece no cérebro durante a adolescência mas está com preguiça de ler…

veja as explicações nesse vídeo.

Agora, se quiser saber mais detalhes, leia o texto a seguir.

Para entender o que acontece no cérebro na adolescência você precisa começar por saber que no cérebro existem dois tipos principais de células:

1. os NEURÔNIOS (essas coisas em azul na figura abaixo), que são as células que identificam o que acontece dentro e fora do corpo e regulam nossos comportamentos.

2. as células da GLIA, que protegem os neurônios e fornecem nutrientes, oxigênio, além de ajudar a remover a “sujeira” deste outro tipo de célula.

NEURÔNIOS

Os neurônios têm vários “braços” que agem como cabos de internet.

Um braço especial, chamado AXÔNIO, manda informações para outros neurônios, que as recebem por outros “braços”, chamados DENDRITOS.

A seta vermelha indica a passagem de informações de um neurônio para outro. Cada neurônio recebe informações de muitos neurônios e as transmite para diversos outros.

Essa comunicação é necessária porque o cérebro tem várias partes que são responsáveis por fazer coisas diferentes: perceber informações como sons, imagens, sensações, gerar pensamentos, lembrar das coisas…

Assim, neurônios de todas as regiões têm que se comunicar para que o cérebro consiga juntar todas as informações de dentro do corpo, dos nossos pensamentos e do mundo para produzir comportamentos adequados.

CÉLULAS DA GLIA

O cérebro também tem outro tipo de células: as células da Glia, que dão suporte aos neurônios no funcionamento do Sistema Nervoso. Elas são divididas em cinco tipos principais e cada uma delas desempenha um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso.

As células da Glia também produzem uma substância branca, tipo borracha, chamada de MIELINA.

A mielina recobre parte dos neurônios e cresce bastante durante a adolescência.

Nessa figura a mielina aparece como “salsichas”, que fazem com que a informação passe mais rápido pelo axônio (o “braço” longo dos neurônios).

Ou seja, a mielina age como uma espécie de revestimento de cabos elétricos: faz com que as informações passem mais rápido entre os neurônios.

Além da mielina, o cérebro também tem uma substância cinzenta, que é composta das partes de neurônios que não têm essa substância branca.

E o que isso tem a ver com a adolescência?

Pois bem, na adolescência, uma parte dessa parte cinza do cérebro, que faz a ligação entre os neurônios (chamadas de sinapses) é reduzida, ou podada. Isso chama PODA SINÁPTICA.

Sobram somente as partes cinzas úteis para a vida adulta.

Essa poda é rápida e ocorre no começo da adolescência. São excluídas sinapses que não foram muito usadas na infância. Já pensou? O cérebro meio que fica mais “oco”!!!

Em outras palavras, o cérebro está diferente, está loadando... da versão C, de criança, para versão A, de adolescentes.

Isso gera parte da “bagunça” no comportamento que acontece em adolescentes…

O crescimento da mielina pode compensar isso porque faz os neurônios se comunicarem mais rápido! Mas a quantidade de mielina aumenta beeeem lentamente…

E tem mais: as partes do cérebro que fazem a gente sentir emoções ficam super ativadas no começo da adolescência. Isso faz com que a gente sinta emoções muito fortes, mas também sinta o maior tédio quando não tem nada acontecendo

Só que as regiões do cérebro que controlam emoções e comportamentos (que ficam atrás da testa) só ficam maduras e cheias de mielina quando ficamos adultos (em torno dos 25 anos de idade).

Isso gera um conflito entre agir segundo nossas emoções ou pensar sobre as consequências do que fazemos…

A boa notícia é que quanto mais treinamos usar o cérebro, mais ele fica eficiente!

Esse vídeo explica mais sobre isso de uma forma super interessante (é em inglês, mas dá para ativar as legendas em português no celular e no computador).

4 comentários

  1. […] Saiba mais sobre isso na explicação sobre o cérebro do adolescente. […]

  2. […] Pensar/organizar toda hora cansa muito o cérebro adolescente… ele está em construção. […]

  3. […] Essa dificuldade é biológica! Tem a ver com seu cérebro ainda estar se formando. […]

  4. […] acontece porque as partes do cérebro que lidam com emoções estão meio […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.