A história das histórias em quadrinhos da turma da Jovenilda

A história das histórias em quadrinhos da turma da Jovenilda

12 Adolescentes 0

QUEM É A JOVENILDA?

A Jovenilda é uma adolescente, está no nono ano do Ensino Fundamental. Ela adora estudar e sonha em ser jornalista! Também torce para o São Paulo Futebol Clube… gosta muito de lasanha, curte SLAM (que são competições de poesias faladas) e Hip Hop, e é negra!

Ela representa boa parte dos jovens brasileiros. Todos os traços da personalidade dela e do pessoal da sua turma, assim como as suas histórias, foram escolhidos em conjunto por adolescentes que criaram tirinhas. Eles ganharam um concurso lançado pela Equipe Adole-sendo em 2020, durante a pandemia. Esse concurso envolvia retratar, através de imagens, como estava sendo “adole-ser” na pandemia.

Esta obra coletiva foi produzida pelo professor Marcos Roberto da Silva Moreira e seus estudantes da EMEF Joaquim Osório Duque Estrada, da zona Leste de São Paulo.

Marcos é professor da rede pública de São Paulo há mais de 20 anos. Além de ensinar Língua Portuguesa, ele também cria histórias em quadrinhos através de oficinas com seus alunos.

AS ETAPAS DO PROJETO

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é imagem-jovenilda-confinada.jpg

As primeiras tirinhas foram produzidas por estudantes no quadrinhos “Jovenilda Confinada”.

Os quadrinhos mostram as dificuldades da personagem e de sua turma para se adaptarem à chegada da Covid-19. Essa turma representa uma parcela da sociedade bastante prejudicada com o distanciamento e o isolamento social.

Os prejuízos foram muitos: na saúde, na aprendizagem, nas relações com pais e família, na renda familiar…

Depois do concurso, novos quadrinhos foram produzidos, trazendo mais histórias para retratar como é ser adolescente na atualidade. Aqui, você pode ler o segundo conjunto de histórias, “Soltando o verbo”, idealizadas em parceria entre o professor Marcos e a Equipe Adole-sendo.

Mas o que busca o Projeto Adole-sendo com essas histórias?

Nós, do Portal Adole-sendo, achamos que adolescentes merecem mais atenção. Essa fase da vida é ainda muito pouco compreendida o que deixa adolescentes muito vulneráveis a críticas, conflitos com outras pessoas e propensão a correr riscos.

Daí a importância de compreender o que a ciência tem a dizer sobre o acontece no corpo e nos comportamentos nessa idade.

Afinal, comportamentos incluem a forma como percebemos as coisas, sentimos, pensamos e agimos!

Esperamos que o acesso à estas informações científicas ajudem adolescentes, seus pais e professores a ter menos conflitos.

Para ler todas as histórias em quadrinhos, acesse aqui.

Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos gibis da turma da Jovenilda, e o que tem de ciência nos quadrinhos, clique aqui.

Tem ainda outra coleção de histórias, “Jovenilda: Conflitos e acordos”. Clique aqui para lê-las.

Sobre os bastidores das histórias

Para divulgar os bastidores da elaboração dos quadrinhos da turma da Jovenilda, o Projeto Adole-sendo realizou, em 2022, uma “roda de conversa” com os estudantes da EMEF Joaquim Osório Duque Estrada, aonde estudavam, na época do concurso (2022), os ganhadores do concurso de representações gráficas “Adole-sendo na pandemia”. Alguns dos alunos criadores das histórias estavam presentes também!

Veja esse vídeo com entrevistas com os criadores desses personagens e como isso se encaixou no nosso projeto de pesquisa:

Assista aqui ao vídeo de lançamento das histórias em quadrinhos, na escola onde surgiu a “turma da Jovenilda”. Ele foi produzido por uma aluna do ensino médio.

Abaixo incluímos algumas fotos desse evento.