Agir sem pensar ou impulsividade(s)

Agir sem pensar ou impulsividade(s)

03 Adolescentes 0

Você se arrisca e faz bobagem?🙆‍♂️

Faz isso quando está animado, com amigos?

É muito comum!  Mas… uma questão importante que vulnerabiliza bastante os adolescentes, por exemplo, é perder o controle e se arrepender depois, o que tem a ver com a impulsividade.

Existem vários tipos de impulsividades e saber exatamente delas quais nos afetam e como isso acontece pode nos ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas perdas de controle. 

Por exemplo, ao percebermos que perdemos o controle quando estamos chateados (como você vai ver abaixo, quando ler sobre “urgência negativa”, como por exemplo machucar pessoas fisicamente ou psicologicamente), é possível traçar estratégias para reduzir esses comportamentos, como sair de cena ao invés de dar vasão às emoções naquele instante.

Com o tempo, e com o desenvolvimento das regiões pré-frontais do cérebro, os adolescentes conseguem controlar melhor emoções e vontades e, com isso, tendem a estar menos propensos a esse tipo de comportamento negativo.

SOBRE AUTOCONTROLE

Conseguir se controlar é difícil em qualquer idade. Mas na adolescência, isso exige MUITO, MUITO MAIS ESFORÇO porque o cérebro ainda não está plenamente eficiente quanto a isso nessa idade.

Este fato, porém, explica dificuldades, mas não justifica que fiquem assim para sempre. Portanto, não quer dizer que menos deve ser solicitado dos adolescentes.

Para que tenham um desenvolvimento adequado, devem repetidamente exercitar essas habilidades, incluindo na escola, porque aprender conteúdo acadêmico raramente é, digamos, “empolgante”.

Impulsividades nos quadrinhos

Com a ajuda dos quadrinhos, pretendemos colaborar para que pais, familiares, educadores, pesquisadores e, principalmente, os próprios adolescentes possam compreender melhor e debater com mais propriedade os principais temas da adolescência, assim como entender, de forma clara e objetiva, as principais descobertas e estudos científicos da área.

Nos quadrinhos da Jovenilda e sua turma, as histórias dos personagens Mário, Miguel, Aline, Ronaldo, Kim e Felipe mostram diferentes consequências de imaturidade nesse sentido.

Na psicologia, impulsividade é um impulso ou tendência a agir, no qual o comportamento apresenta pouco ou nenhum pensamento ou reflexão prévia. A impulsividade, portanto, frequentemente leva a comportamentos de risco ou a comportamentos em que o sujeito se arrepende depois.

Veja se você se identifica com alguma dessas formas de perder o controle:

5 formas básicas do comportamento impulsivo

1)      Urgência negativa (personagem Miguel – comer demais quando se está chateado)

Este tipo de impulsividade surge a partir de um afeto negativo. Por exemplo, o indivíduo que bebe (comportamento impulsivo) porque está triste. A tristeza é, naquele momento, a urgência que o leva a se comportar. Outro afeto negativo que é comum é a raiva.

2)      Urgência positiva (personagem Naldo – correr risco quando se está animado)

É parecido com o anterior, entretanto, surge a partir de um afeto positivo. Por exemplo, a pessoa bebe ou usa outra substância que causa dependência porque está feliz, eufórica, alegre.

3)      Falta de premeditação (personagem Dandara – não pensar nas consequências)

É a ausência de pensamento ou consideração das consequências de um ato. A pessoa faz, age, diz e “não se importa” com o que vem depois.

4)      Falta de perseverança (personagem Mário – desistir rápido de fazer coisas difíceis ou chatas)

Neste tipo de impulsividade, a pessoa não se esforça para manter um comportamento contínuo ou ao longo do tempo.

5)      Busca de sensações (personagens Kim e Felipe – gostar de fortes emoções)

É como se a pessoa estivesse ou ficasse entediada com a quantidade de estímulos que está vivenciando e, por este motivo, buscasse emoções mais fortes. Pular de paraquedas, por exemplo, ou sair de moto em alta velocidade seriam exemplos comuns.

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.


Para saber mais sobre o que tem de Ciência nos quadrinhos da turma, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.