Quadrinhos x tirinhas x gibis x…

Quadrinhos x tirinhas x gibis x…

12 Adolescentes 0

  1.  
  2.   
  3. Você sabia que existem várias formas diferentes de representar, graficamente, pessoas, ideias e situações? 

  4. Nesse site, usamos histórias em quadrinhos para ilustrar alguns comportamentos comuns na adolescência.

  1. Mas como muita gente confunde quadrinhos com outros gêneros parecidos, vamos explicar alguns deles rapidamente aqui.
  2.  
  3. Se você gosta disso, saiba que existem muitas ferramentas online gratuitas que permitem produzir essas obras.
    

CARICATURA e CHARGE

A caricatura é um desenho que exagera os traços das pessoas, seja das suas características físicas ou comportamentais. Veja exemplos aqui.

Já a charge é desenho humorístico e crítico, geralmente veiculado pela imprensa e que retrata um tema ou acontecimento atual, em geral político, que envolve uma ou mais personagens envolvidas. Ambas caricaturas e charges costumam ser compostas de apenas uma imagem.



CARTUM

Assim como a charge, o cartum (ou “cartoon”, em inglês) é apresentado em apenas “um quadro”. Mas o cartum é atemporal, isso é, não reflete em geral uma questões de um tempo ou acontecimento específico. Costuma envolver uma crítica social. Para saber mais sobre as diferenças e semelhanças entre cartuns e charges e alguns exemplos, clique aqui.



TIRINHAS

Um conjunto pequeno de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. Ou seja, contam uma historinha. Em geral, assim como as caricaturas, charges e cartuns, as tirinhas têm conteúdo humorístico e/ou fazem críticas sociais.

Se você gosta de tirinhas e tem interesse em ciências, veja esse site, cientirinhas, produzido por cientistas quadrinistas, os Dragões de Garagem.

 

Se liga nisso (!!!): as tirinhas estão sempre presentes nos textos de apoio das provas de redação de vestibulares e também marcam presença na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja exemplos aqui.

Tirinhas são usadas porque trazer à tona questões da atualidade, que podem gerar polêmicas, por exemplo. Nesses contextos, tirinhas são portanto utilizadas para medir tanto a capacidade de interpretação e de compreensão dos estudantes como seus conhecimentos gerais.



HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Já as histórias em quadrinhos, também conhecidos como HQs, são conjuntos de tirinhas que costumam envolvem vários personagens. Geralmente retratam conflitos em diferentes situações, sempre envolvendo o humor e/ou promovendo a reflexão. Veja esse vídeo para mais detalhes.



GIBIS

Gibis são como HQs, mas gibi é uma expressão brasileira que em geral está associada a publicações nacionais para o público infantil. Diferentemente, HQs envolvem desenhos “mais adultos”, como publicações que envolvem heróis, ou com o mesmo estilo artístico.



MANGÁS

Mangás são como HQs, mas em estilo japonês. Eles têm, entretanto, algumas características especiais:

  • – costumam ser em preto e branco.
  •  
  • – são lidos no modo da leitura oriental, ou seja, de trás para a frente e da direita para a esquerda.
  •    Ou seja, começa-se a ler pelo que costuma ser, para nós, a página final… 
  •  
  • – mangás têm histórias e desenhos que costumam ser complexos.
  •  

  • Veja mais sobre as diferenças entre HQs, mangás e outro gênero, “grafic novels”, aqui.

Nós, da Equipe Adole-sendo, acreditamos que usar imagens desse tipo pode fazer as pessoas pensarem e estimular debates de forma divertida. Quando a gente pensa ou troca de experiências, a gente aprende mais sobre os outros e, às vezes, até sobre nós mesmos.

 Por esse motivo produzimos várias histórias em quadrinhos sobre desafios de ser adolescentes, que você pode acessar aqui.

 Para saber mais sobre os comportamentos da adolescência nos HQs da turma da Jovenilda, e o que tem de Ciência nos quadrinhos, clique aqui.