Variações de humor

Variações de humor

12 Adolescentes 0

A Valentina tem um desafio para vencer… assim como muitos adolescentes, ela tem dificuldade de regular os seus sentimentos

Mas, no caso dela, o que mais pega é a Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Veja mais aqui sobre desafios específicos de ser garota.

Você também se sente assim, ou conhece alguém que passa por isso?

Leia este quadrinho:

Ter variações de humor assim é muito comum e normal.

Isso não acontece só em meninas adolescentes. Esses sintomas também acompanham mulheres adultas… mas, na adolescência, costuma ser um problema ainda maior, por dois motivos.

1- Primeiramente, a adolescência é uma fase em que se é muito sensível a estresse e sintomas associados à tristeza.

Quando isso sai do controle, pode levar ao desenvolvimento de depressão. Quadros como esse na adolescência são muito mais comuns em meninas do que meninos. Além disso, quando aparecem pela primeira vez na adolescência,  tendem a ser mais graves e perdurar por mais tempo ao longo da vida.

2 – O segundo motivo é que, na adolescência, os ciclos menstruais demoram a se tornar regulares. Isso faz com que fique mais difícil para as meninas a associação dos seus sentimentos às alterações hormonais que acontecem ao longo do mês.

E é bom que, nos quadrinhos, o namorado da Valentina entende isso! Mas, no geral, esse é um assunto tabu, o que não ajuda ninguém… É preciso falar sobre esse tipo de coisa!

EQUIPE ADOLE-SENDO

Saiba mais:

Raiva ou agressividade

Tédio e mau humor

Tristeza

Agir sem pensar ou impulsividade(s)

Para ler todas as histórias da Jovenilda e sua turma, produzidas em conjunto com a equipe do Portal Adole-sendo, acesse aqui.


Para saber mais sobre o que tem de Ciência nos quadrinhos da turma, clique aqui.