Escalas, questionários e testes validados para avaliar adolescentes

Escalas, questionários e testes validados para avaliar adolescentes

20 de agosto de 2022 Pesquisadores 0

Encontre aqui publicações selecionadas pela Equipe Adole-sendo para uso no Brasil

Existe uma carência de instrumentos desenvolvidos e/ou adequadamente adaptados para uso no Brasil que avaliam comportamento/cognição e sensações subjetivas, em especial que têm o potencial de ser empregados em populações que incluem adolescentes.

EQUIPE ADOLE-SENDO

Assim, listamos links (ver abaixo) para produções científicas que trazem informações sobre tais tipos de instrumentos que podem ser apropriados para uso em menores de idade e que não tem direitos autorais.

A classificação de publicações sobre esses tipos de instrumento foi feita de acordo com os 5 domínios de pesquisa do RDoC (ver abaixo, numerados de I a V).

O RDoC (Research Domain Criteria) é um sistema de classificação biologicamente válido que permite a compreensão de alterações comportamentais, uma proposta do NIH (National Institute of Mental Health, USA) como uma forma alternativa de classificação de transtornos mentais ao do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM).

Desde sua criação, esse sistema tem sido empregado como um arcabouço dimensional  que abarca toda a gama de comportamentos, variando de típico a atípicos.

A classificação de estudos seguindo o RDoC é  feita em uma matriz. No eixo horizontal, classifica-se pesquisas levando em consideração a unidade de análise, que inclui os níveis genético, molecular, celular, circuitos neurais, fisiologia, comportamentos e autoavaliação subjetiva. Diferentemente, o eixo vertical classifica domínios/construtos comportamentais.

Tal classificação visa trazer uniformidade da classificação de pesquisas para promover maior intercâmbio entre pesquisadores nacionais e aumentar as oportunidades de internacionalização.

Adicionamos também uma aba para disponibilização de links para trabalhos que propõem outros instrumentos para avaliação de processos comportamentais e cognitivos não contemplados no RDoC (item VI – impulsividade, atividade física, controle motor, etc.).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.