Ciência aberta

Ciência aberta

31 de março de 2018 Pesquisadores 0
Ciência Aberta: o Projeto Adole-sendo emprega e disponibiliza somente medidas comportamentais que são de domínio público de modo a democratizar seu uso e facilitar a replicabilidade dos resultados.
Note que não é necessário empregar tarefas computadorizadas e softwares sofisticados para mensurar as habilidades cognitivas.
É possível também desenvolver seus próprios instrumentos com ferramentas gratuitas ou baratas.
Análises estatísticas podem ser feitas também em sites ou programas sem custo.
Testes de papel e lápis (paper and pencil tasks) funcionam bastante bem para avaliar vários tipos de cognição. Seu uso aumenta o alcance a pesquisadores e clínicos.  
Exemplos são as tarefas de avaliação de funções executivas aqui propostas, que podem ser aplicadas usando o programa PowerPoint ou impressas em cartões.
  • Nessas tarefas o fundo foi mantido branco quando possível, para tornar as tarefas mais baratas de imprimir.
  • Quando possível, adaptamos as tarefas para terem estímulos preto, branco e cinza para permitir o uso em pessoas com acromatopsias/discropatopsias, vulgarmente conhecidos como daltônicos.
  • Os estímulos utilizados foram selecionados de forma a representar objetos que são facilmente reconhecidos e nomeados por crianças pequenas, de modo a garantir que todos os tipos de examinados os conheceçam.
  • Evitamos utilizar letras como estímulos, substituindo-os por números, que são mais fáceis para examinandos com escolaridade baixa ou inadequada.
  • Ao menos uma tarefa de cada tipo de função executiva proposta não envolve letras/palavras escritas e pode, a parincípio, ser empregada em indivíduos com dificuldade de leitura, desde que as instruções sejam lidas para eles.
Mais detalhes sobre as tarefas/medidas empregadas podem ser encontradas nos posts específicos nesse site, a depender da habilidade de interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *