Ciência aberta

Ciência aberta

31 de março de 2018 Pesquisa 0

O Projeto Adole-sendo emprega e disponibiliza somente medidas comportamentais que são de domínio público de modo a democratizar seu uso e facilitar a replicabilidade dos resultados, um dos princípios do conceito de Ciência Aberta

  Pesquisadores no Brasil em geral têm poucos recursos financeiros, mas isso não necessariamente impossibilita que pesquisas sejam feitas! Note que não é necessário empregar instrumentos com direitos autorais para avaliar o comportamento de adolescentes, tampouco tarefas computadorizadas e softwares sofisticados para mensurar as habilidades cognitivas. 

Explicamos mais sobre isso aqui.

Por exemplo, existem muitos testes/questionários gratuitos online para avaliar cognição. Vários deles são em inglês, mas alguns podem ser empregados em nosso país. É possível também desenvolver seus próprios instrumentos com ferramentas gratuitas ou baratas. Análises estatísticas podem ser feitas também em sites ou programas sem custo. É possível também baixar muitos artigos gratuitamente. Testes de papel e lápis (paper and pencil tasks) funcionam bastante bem para avaliar vários tipos de cognição. Seu uso aumenta o alcance a pesquisadores e clínicos.   Exemplos são as tarefas de avaliação de funções executivas aqui propostas, que podem ser aplicadas usando o programa PowerPoint ou impressas em cartões. Listamos também vários testes, questionários e escalas adaptados para uso no Brasil que são validados para avaliar comportamentos em adolescentes.

Por fim, você pode saber mais sobre as medidas de acesso aberto que foram desenvolvidas e empregadas no Projeto Adole-sendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.