Publicações científicas produzidas pelo projeto Adole-sendo
Encontre aqui as publicações científicas das pesquisas realizadas no Projeto Adole-sendo
Encontre aqui as publicações científicas das pesquisas realizadas no Projeto Adole-sendo
Explicar o que é ciência não é tarefa fácil. É mais difícil ainda explicar como se faz ciência, quem faz ciência e como se vira cientista. Em parte, isso decorre da falta de acesso a informações sobre como conhecimentos científicos são produzidos. Infelizmente, isso contribui para a desconfiança na ciência que vem crescendo nos últimos…
Leia mais
Muitas vezes é difícil entender o que os cientistas estudam e escrevem… Com isso em mente, elaboramos um guia simples gratuito sobre como confeccionar e/ou alterar textos de modo que sejam mais fáceis de entender por públicos não especializados. Guia prático de simplificação de textos para divulgação científica. Para ferramentas mais completas, consulte o porsimples.…
Leia mais
Clique aqui para conhecer as histórias em quadrinhos da “Turma da Jovenilda”, elaboradas em parceria com a equipe do Portal Adole-sendo, acompanhado de explicações científicas. Achamos que essas histórias podem ser um material útil em alguns casos para discutir com alunos os desafios de ser adolescente.
Desenhos monocromáticos (conjunto de 400 figuras monocromáticas Para as publicações no Brasil de nosso grupo, veja esses artigos: Pompéia, S., Miranda, M. C., & Bueno, O. F. A. (2003). Brazilian standardised norms for a set of pictures are comparable with those obtained internationally. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 61, 916-919. Miranda, M. C., Pompéia, S., & Bueno, O. F.…
Leia mais
IMPULSIVIDADE a. Escala de impulsividade de Barrat (BIS) Diemen, L. V., Szobot, C. M., Kessler, F., & Pechansky, F. (2007). Adaptation and construct validation of the Barratt Impulsiveness Scale (BIS 11) to Brazilian Portuguese for use in adolescents. Revista Brasileira de Psiquiatria, 29(2), 153-156. b. Escala de impulsividade SUPPS-P versão curta (SUPPS-P) Pompeia, S., Inacio, L. M.…
Leia mais
Abarca: Alerta; Ritmos Circadianos; Sono e Vigília. a. Avaliação de níveis de resposta a estímulos (Arousal Predisposition Scale) Falchetti, A. C. B. (2013). Adaptação transcultural e avaliação psicométrica da Arousal Predisposition Scale para mensurar níveis de resposta a estímulos em crianças e adolescentes. b. Escala do Ritmo Circadiano – Ciclo Vigília/ Sono para Adolescentes ou…
Leia mais
Abarca: Afiliação e Apego; Comunicação Social (recepção de comunicação facial; produção de comunicação facial; recepção de comunicação não-facial; produção de comunicação não-facial); Percepção e Compreensão de Si (ações; autoconhecimento); Percepção e Compreensão de Outros (percepção de animacidade; percepção de ação; compreensão de estados mentais). a. Escala de Crenças sobre Emoções (Beliefs about Emotions Scale) Mograbi,…
Leia mais
Abarca: Atenção; Percepção (visual, auditiva, olfativa, somatossensorial, multimodal); Memória Declarativa; Linguagem; Controle cognitivo (seleção de objetivos, atualização, representação e manutenção de objetivos; seleção de respostas; inibição; monitoramento de desempenho); Memória Operacional (manutenção ativa; atualização flexível; capacidade limitada; controle de interferência). a. Inventário de Funções executivas em crianças (Childhood Executive Functioning Inventory: CHEXI) Trevisan, B. T.,…
Leia mais
Abarca: Respostas a Reforço (antecipação de reforço, respostas iniciais a reforço, saciação de reforço); Aprendizado de Reforço (aprendizado probabilístico de reforço; erros de predição de reforço, hábitos); Avaliação de Reforço (probabilidade de reforço, retardo; esforço). Não encontramos medidas desse tipo adaptadas para uso local